A FAB que estaria procurando convencer Lula pela escolha do Gripen NG

Governo deve fechar compra de caças em janeiro

Fonte: O Globo - Por: Carolina Brígido

O ministro da Defesa, Nelson Jobim, disse nesta quinta-feira que a decisão sobre a compra de aviões de caça para renovar a frota da Força Aérea Brasileira (FAB) será tomada em janeiro de 2010. Jobim afirmou que não haverá tempo para concluir as negociações ainda neste ano e, por isso, analisará as propostas apenas no próximo mês. Estão na disputa modelos da França, da Suécia e dos Estados Unidos. Segundo o ministro, a FAB ainda não enviou a ele um parecer técnico sobre as propostas.

- Ainda não há decisão. Vou examinar isso em janeiro. Neste ano não dá mais tempo. Deve haver uma definição sobre isso em janeiro. A FAB vai me passar a análise das ofertas - disse.

A intenção do governo é comprar 36 caças e adquirir tecnologia para que o Brasil passe a fabricar peças do avião. O negócio pode chegar a R$ 10 bilhões. O ministro negou que um eventual impasse entre interesses da cúpula do governo e da FAB no processo tenha atrasado a compra.

Jobim fez as declarações em Lima, capital peruana, onde chegou nesta quinta-feira com a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Também integram o grupo o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, e o ministro de Relações Exteriores, Celso Amorim. A visita acontece com o propósito de estreitar os laços comerciais entre os dois países.