O caça russo de quinta geração realizou hoje com êxito o seu primeiro voo no Extremo Oriente do país, anunciou o centro de imprensa do grupo aeronáutico Sukhoi.
Fonte: Lusa - Via: SIC
Os Estados Unidos são (eram...), por enquanto, o único país que possui caças de quinta geração (F-22).
"Todas as tarefas planeadas para o primeiro voo foram realizadas com êxito", declarou Olga Kaiukova, porta-voz da empresa. O voo durou 45 minutos.
A Rússia começou a desenvolver o projecto de construção e desenvolvimento do caça de quinta geração nos anos 90 do século passado.
O novo aparelho realizará missões de 24 horas ao dia e em quaisquer condições meteorológicas e será capaz de cobrir longas distâncias a velocidade supersónica. O caça está equipado com uma estação ultra-moderna de navegação e um sistema eficaz automatizado de defesa.
Mikhail Pogossian, director da empresa Sukhoi, considerou o primeiro voo do caça como um grande êxito da ciência russa, acrescentando que este programa irá ser desenvolvido em parceria com a Índia.
"Estou convencido de que o nosso projecto conjunto ultrapassará os análogos ocidentais segundo o critério 'preço-eficácia'", afirmou.
O vice-ministro da Defesa da Rússia, Vladimir Popovkin, informara anteriormente que as Forças Armadas russas começarão a receber esses aparelhos em 2015.
.
.
2 Comentários
ALEX
Que fazer ?!...
Miguel Junior