A Companhia Indústria Aeronáutica da China (AVIC, na sigla em ingês) declarou na terça-feira (23), em Saxony, Alemanha, que depois de dois anos de negociações, a entidade concluiu oficialmente a aquisição da empresa alemã de produção de motores aeroespaciais a pistão a Thielert Aircraft Engines. 

De acordo com um responsável da entidade, os bens comprados pertencem agora a uma nova empresa com sede na Alemanha, com quotas totais da AVIC. 

Essa empresa ficará sob gerência da empresa norte-americana, Continental Motors.
Através da aquisição dos bens da empresa Continental Motors e da Thielert, a AVIC torna-se o único fornecedor internacional para motores de gasolina a pistão e motores de querosene a pistão, no setor aeroespacial.

Fonte: CRI (com correções de tradução by Vinna)

Nota: Não há duvida que o motor é uma parte fundamental de uma aeronave e compra de fabricantes estrangeiros é o método mais rápido para os chineses se desenvolvam nesta área.
Com a aquisição a China além de passar a dominar sozinha a produção e desenvolvimento de motores a pistão.
 
Passa a dominar também componentes importantes dos motores do drone Predator que utiliza o Rotax 914 - Austríaco, além de acessar importantes tecnologias acerca da fabricação de câmaras de combustão de turbinas (já que a empresa alemã também produz componentes para motores turbo) item que tem sido o calcanhar de Aquiles da indústria chinesa na produção de seus próprios motores a jato.
Além de tecnologia avançada, a AVIC também passará a ter acesso aos processos de obtenção de certificação na Europa e os EUA através das subsidiárias operacionais.