Aqui o Sheik Mohamed bin Zayed Al Nahyan, a esquerda e o Presidente Francês Nicolas Sarkozy, ao centro, quando da visita ao País para negociar o Rafale em 26 de maio de 2009 – Foto AP Photo/Michel Spingler Pool – “Conhecidência” ou não na semana anterior ao seu desaparecimento um grupo de parlamentares dos Kuwait recomendou o governo que não comprasse o Caça Francês Rafale. Será o fim do caça Rafale no EAU, que nesta mesma semana solicitou "informações" sobre o F-35? Muito estranho este "acidente"...
Equipes buscam xeque dos Emirados Árabes Unidos desaparecido após cair do avião que pilotava
Forças marroquinas com apoio de equipes de resgate espanholas, franceses e dos Emirados Arábes continuam hoje a buscas do xeque Ahmed bin Zayed al-Nahyan (foto), irmão do presidente dos Emirados Árabes Unidos desaparecido na sexta-feira em um acidente de avião perto de Rabat, no Marrocos.
Na sexta-feira o pequeno avião ultraleve supostamente pilotado por Nahyan caiu em um pântano 20 quilômetros ao sudeste de Rabat. O instrutor de voo espanhol que acompanhava o xeque teve várias fraturas e está em recuperação no hospital.
As autoridades dos EAU dão como certa a morte do xeque, que preside o conselho da Fundação Zayed e dirige a Autoridade de Investimentos de Abu Dabi, o fundo soberano de investimento de maior capital do mundo.
A operação de busca se desenvolve em meio a fortes medidas de segurança junto à residência da família de Nahyan, às margens do pântano.
Agentes do Grupo Especial de Atividades Subaquáticas (GEAS) da Guarda Civil espanhola participam da operação, que é levada a cabo nas águas do pântano, de grande profundidade e cuja capacidade está praticamente no máximo depois das intensas chuvas no Marrocos nos últimos meses.
Em maio de 2008, o xeque Nasser bin Zayed, outro irmão do xeque Ahmed, perdeu a vida após cair do helicóptero em que viajava com outras pessoas nas águas do Golfo Pérsico.
Fonte: EFE via G1 - Foto: WAM - Noticias Sobre Aviação
2 Comentários
???????????????????
Parece que Dessault é a bola da vêz nestes casuísmo pelo mundo né?!
Publicado em 27/01/2008
Wiki repórter Cesar
Coincidência ou não?
"Justamente quando o ministro Nelson Jobim, da Defesa, viaja para a Rússia e França para a definição, já atrasada, do novo caça para o Brasil, e sabendo-se que a França criticou acidamente a parceria firmada entre a Avibrás e a Rosoboronexport, fabricante do caça Sukhoi-35 e principal concorrente do caça Rafale francês, o presidente da Avibrás, João Verdi, desaparece com a esposa, num vôo de helicóptero de Angra dos Reis a São José dos Campos (SP).
Fato muito conveniente para a França, que tem a produção do Rafale praticamente parada por falta de pedidos, enquanto que a série Sukhoi é um sucesso de vendas mundiais.
Aos que se preocupam com o setor da Defesa Nacional, e sem querer alimentar teorias de conspiração, considerou-se estranho o atual desaparecimento do empresário João Verdi, presidente da Avibrás, o maior fabricante nacional de mísseis, bombas e material militar de elevada tecnologia, às portas desse grande negócio com o Brasil.
A Avibrás tem tradição mundial no fornecimento de armas; tendo tido com seus produtos expressiva participação na Guerra Irã-Iraque e em todo Oriente Médio, e tem know-how em mísseis e bombas inteligentes, sendo uma parceira ideal para o Sukhoi-35, concorrendo diretamente com a Embraer, associada da França.
Está em jogo um negócio de US$ 2,2 bilhões ou mais, além de uma cartada geopolítica que ameaça aos Estados Unidos, pois a Rússia quase não tem restrições de transferência de tecnologia para com o Brasil, podendo termos acesso aos melhores armamentos da atualidade e produzí-los aqui. E isso incomoda ao Tio Sam.
Já a França, muito ligada e dependente dos EUA, dificilmente faria o mesmo com o Brasil, desagradando Washington.
Após a conhecida sabotagem de nosso programa nuclear militar, para armas nucleares ( Projeto Solimões) na década de 1980, efetuada por presidentes manipulados pelos Estado Unidos, incluindo-se aí o atraso premeditado de nosso submarino nuclear; além da muito provável sabotagem do nosso VLS, que explodiu recentemente, matando todo o seu corpo técnico na base da FAB; o possível desaparecimento do presidente da Avibrás não descarta em nada a hipótese de estar relacionada ao negócio dos caças para a FAB, beneficiando a França no negócio."
http://www.brasilwiki.com.br/noticia.php?id_noticia=3874