F-16 para o Iraque

By Vinna com informações da Reuters e AFP

Iraque deseja comprar um lote inicial de pelo menos 18 aviões de caça F-16 fabricados pela Lockheed Martin Corp, para ajudar a repelir possíveis ameaças do Irã e da Siria depois que as forças americanas se retirarem.

http://www.armyrecognition.com/Amerique_du_nord/Etats_Unis/vehicules_lourds/M1_Abrams/M1_Abrams_US-Army_news_15042007_001.jpg

O Secretario de defesa Americano que está no Iraque, Robert Gates, deve negociar com o governo iraquiano a venda de aviões de combates F-16. Bagdá quer adquirir inicialmente pelo menos 18 aparelhos desse tipo, além de helicópteros e tanques (140 - M1 Abrams).

O Iraque pretende possuir uma frota de pelo menos 96 caças F-16 até 2020. O interesse maior é pela versão Block 50/52 do F-16C/D que atualmente é usada pela Polônia, Grécia, Israel, Chile e possui encomendas do Egito, Paquistão, Turquia e Marrocos.

http://www.defenseindustrydaily.com/images/AIR_T-6A_Texan-II_JPATS_lg.jpg

Ao contrario de especulações anteriores o Iraque preteriu o Super Tucano em favor do Texan II

Se o negócio for realmente fechado, espera-se que os primeiros dois F-16s Iraquianos estejam patrulhando o espaço aéreo do país ate 2012. O contrato tem cifra inicial em torno de 1.5 bilhões de dólares e incluiria a logística, peças sobressalentes e treinamento para os pilotos e equipes de terra. Recentemente o Iraque fechou com a Beechcraft Corp a compra de pelo menos 15 aviões de instrução primária Texan II T-6A.